Home / Destaques / Voluntários se unem em defesa do Rio Cuiabá; limpeza ocorre no próximo sábado (24)

Voluntários se unem em defesa do Rio Cuiabá; limpeza ocorre no próximo sábado (24)

Voluntários do grupo Amigos do Rio Cuiabá vão recolher lixo das margens e águas do rio, em Cuiabá e Várzea Grande. Concentração será na praça do Porto, a partir das 7h, na capital

Eduardo Cardoso

Em celebração ao mês mundial do meio ambiente, os voluntários do grupo Amigos do Rio Cuiabá realizam no próximo sábado (24), mais uma grande ação de limpeza.

Assim como no ano passado, essa será a maior ação voluntária de cuidado, defesa e preservação do rio que recebe o nome da capital de Mato Grosso. Voluntários com embarcação ou não estão convocados para participar.

A ação é fruto do esforço e mobilização de pelo menos 50 parceiros, entre órgãos públicos, voluntários, movimentos sociais, empresas e ONG’s. Além disso, os voluntários são essenciais nesse trabalho, já que será preciso colocar a mão na massa, e retirar com as mãos a sujeira às margens do Rio Cuiabá.

Durante recente visita técnica  no rio, a equipe de organização constatou inúmera quantidade de garrafas pets, latas, plástico, papel, lixo orgânico, aparelhos eletroeletrônicos, móveis, pneus entre outros.

A concentração no próximo dia 24 ocorre a partir das 7h, na Praça Luiz Albuquerque, também conhecida como Praça do Porto, em Cuiabá. Posteriormente os voluntários serão divididos em três grupos.

A equipe com barcos vai se concentrar na ponte Júlio Muller, ao lado da praça do Porto. As embarcações farão a limpeza num trecho de 5km, até a região do São Gonçalo Beira Rio. Cadastre sua embarcação pelo telefone (65) 3313-6795.

Uma segunda equipe de voluntários será responsável pela limpeza no trecho urbano do rio, na região dos bairros Praeirinho, São Gonçalo Beira Rio, Carrapicho, Alameda e Passagem da Conceição. Haverá ônibus disponível, saindo da praça do Porto, para levá-los para limpeza.

Por fim, a terceira equipe de voluntários fará a limpeza às margens do rio, na região do Porto. Haverá ainda na praça, dinâmicas, distribuição de mudas, apresentações e intervenções culturais além blitz educativa.

“Quem ama o Rio Cuiabá está convidado a participar e colocar a mão na massa conosco. Além de limpar, queremos é difundir a cultura de não jogar lixo no rio ou na rua. Venha você também fazer parte dos Amigos do Rio Cuiabá”, finalizou o deputado Wancley Carvalho (PV), que idealizou e iniciativa, em 2016.

Parceiros –  Estão entre os parceiros a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, por meio de suas respectivas secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, Governo de Mato Grosso, Sema-MT, Metamat, Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, 13ª Brigada do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Defesa Civil de Cuiabá, Várzea Grande e estadual.

A Cruz Vermelha, Trael, refrigerantes Marajá, Top Gás, Escola Náutica de Cuiabá, Auto Center Rodrigo, Inplast, Solução Toalete, WM Ambiental, BRF, Minerva, Sindirecicle, Reciclagem Ascavag e Reciclate também são parceiras.

Além disso, grupo de voluntários do projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde, entidades do terceiro setor como o Reviva Cuiabá, Aricá, Bicho de Aroeira, Amigos da Mãe Terra, Anjos da Amazônia também são voluntários.

As associações de moradores dos bairros São Gonçalo Beira Rio, Praeirinho, Associação, Porto, Alameda e  Carrapicho e Federação dos Pescadores de Mato Grosso também são amigas do Rio Cuiabá.

Você também pode somar forças, e ajudar a salvar o rio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 3313-6795.

Foto: JL Siqueira – ALMT

Curta a nossa PAGINA e fiquem ligados nas últimas NOTÍCIAS e EVENTOS!
Scroll To Top